A meditação mindfulness: o estado de atenção plena

Cada dia, estamos mais conectados e vivendo quase que uma dependência de smartphones e outras telas. E quanto mais nos aproximamos da tecnologia, mais nos vemos refém dela. Estudos já determinaram que existe uma grande relação entre o uso abusivo de celulares e aparelhos eletrônicos e como eles podem afetar as pessoas de maneira a potencializar o surgimento da depressão, ansiedade, insônia, impulsividade e abalos emocionais. A meditação mindfulness é um conceito que permeia como nós conduzimos nosso cérebro e condicionamos nossa atenção.

Nosso cérebro tem uma tendência nativa de dissipar nossa atenção. É natural você estar focado em alguma atividade, por exemplo: conversando, assistindo tv, lendo um livro e de repente se ver disperso em alguma outra coisa ou mesmo olhando para o nada, com a mente vazia.  

A meditação mindfulness trás a ideia que você se mantenha em estado de atenção plena. Isso só será possível a partir do momento que você se conectar de verdade com a sua realidade e fugir do “piloto automático” do dia a dia. Isso significa retomar o controle de tudo o que você faz, parar de deixar acontecer para conduzir, absorver e usufruir de cada instante da sua atividade, seja ela qual for.

 

a-meditacao-mindfulness-o-estado-de-atencao-plena-2

 

A concentração é um exercício de condicionamento do cérebro. Nós podemos ensinar a nossa mente a tratar melhor e com mais cuidado e atenção do que estamos fazendo, isso parte do princípio de que temos que indicar para o cérebro o que é prioridade, aí então ele irá entender onde ele deverá focar para poder oferecer a experiência mais adequada. Exemplo: Ao acordar, você se levanta, pega o celular e vai escovar os dentes, liga a tela do celular e começa a olhar fixamente para a tela, pronto a escova escorrega e machuca a sua gengiva. Pronto, onde estava seu foco?

Mais do que retomar o foco, a meditação mindfulness quer privilegiar a sua experiência sensorial, porque para conduzir a sua mente ao estado de atenção plena você precisa estar ciente do seu espaço e principalmente do que está fazendo. Contudo você precisa estar conscientemente ativo, alerta e pronto para comandar. Imagine que você conquiste a autonomia do seus pensamentos, criando uma habilidade de manter sob seu controle a sua mente. seus sentimentos, seus pensamentos e as reações do seu corpo, este é o alvo da essência do mindfulness.

 

 

Como atingir o estado de atenção plena com a meditação mindfulness

O desenvolvimento desta habilidade depende do condicionamento que você irá impor ao seu cérebro, por isso, é altamente recomendável que você treine seu cérebro. Você pode fazer isso de diversas formas. Reserve pequenos instantes do seu dia-a-dia para calibrar e alinhar sua mente, especialmente, quando notar que seu foco está “poluído”.

Praticar meditação mindfulness é extremamente relevante para o realinhamento cerebral, isso ajuda a centralizar sua concentração e reabilitar seus sentidos. Procure um local adequado, de preferência silencioso, procure sentar-se (pode ser deitado), cruze as pernas (se for possível), mantenha os braços relaxados sobre as pernas, fique de olhos fechados (se quiser), agora liberte-se dos pensamentos que preenchem seu cérebro com problemas, angústias, livre-se de tensões, relaxa bastante os braços para diminuir o peso sobre os ombros.

A meditação não está somente na cabeça, ela ecoa pelo corpo todo, por isso é necessário encontrar uma posição agradável que permita o relaxamento do corpo, sem perder o domínio sobre ele. Concentre-se no seu corpo e sinta cada parte.

O foco deve ser total na respiração. Conduza-se gradativamente a um momento de calma e tranquilidade. Os batimentos cardíacos são influenciados pela respiração, por isso é vital manter-se em harmonia. A meditação mindfulness é um estudo constante do próprio ser e como ele reaja ao mundo, a outras pessoas e como os acontecimentos podem repercutir na sua vida.

Continue lendo nossos posts:

Serviço:

A BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promovendo bem-estar aos colaboradores e reduzindo custos com saúde para empresas.

Entre em contato:

11 3149-4444