A alergia afeta dois em cada três brasileiros, você sabia? Esta informação é divulgada pela a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Segundo o site Minha Vida a alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados. As alergias podem ser do tipo alimentar, pele, nariz e ocular.

Muitas vezes a causa é genética, mas com algumas medidas no dia a dia, é possível evitar:

Mantenha a casa arejada: afasta a proliferação de ácaros e fungos, principalmente nos quartos, pois é o local onde as pessoas dormem.

Prefira cortinas de algodão lavável: Cortinas e persianas são alvos fáceis de depósito de pó, por isso escolha um materiais e modelos fácil de lavar, como algodão e voal.

Agua sanitária: A proliferação de fungos pela casa, principalmente o conhecido “mofo”, pode ser evitado utilizando água sanitária na limpeza da casa.

Pano úmido: Usar vassouras para remover a sujeira faz com que o pó fique suspenso no ar. Prefira limpar o chão com pano úmido.

Evite tapetes nos quartos: Os tapetes acumulam ácaros e os fungos, poeira e pelos de animais. A recomendação é evitá-los pelo menos nos quartos.

Limpe as narinas com soro fisiológico: Com a poluição e o ar seco, as narinas acumulam impurezas. O soro fisiológico ajuda a mucosa nasal a manter as vias respiratórias limpas. Pode usar diariamente.

Sempre consulte um médico especialista antes de usar qualquer medicamento, pois cada caso deve ser tratado de forma adequada, as dosagens e a duração do tratamento variam muito. Nunca tome medicação por conta própria, pois só um médico especializado em alergias poderá receitar o medicamento mais adequado.

 Alguns hábitos podem evitar as incômodas alergias.