No capítulo do dia (27/03) da novela das 21hs da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, a personagem Suzy (enfermeira interpretada pela atriz Ellen Roche), é incentivada pelo marido Samuel (médico psiquiatra interpretado pelo ator Eriberto Leão), a promover a Amamentação Cruzada (amamentar o bebê de uma outra mulher que por algum motivo não pôde ou não consegue fazê-lo). Ato totalmente desaconselhado pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde). Saiba o porquê:

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esclarece que a chamada “amamentação cruzada” pode trazer diversos riscos ao bebê, inclusive a transmissão de doenças infectocontagiosas (por exemplo HIV e Hepatite B), sendo contraindicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O leite materno doado aos bancos de leite humano (BLH), passa por rigoroso controle de qualidade e por pasteurização antes de ser consumido por recém-nascidos internados.

A mulher que tem dificuldades em amamentar precisa da ajuda de profissionais da saúde (Pediatra, enfermeiros), consultoras de amamentação ou até mesmo de um Banco de Leite Humano (BLH).

A equipe de Health da BenCorp faz o acompanhamento de gestantes em empresas clientes, auxiliando com relação a essa e outras dúvidas sobre gestação, amamentação e cuidados com o bebê.

 

Fonte: http://www.cofen.gov.br/nota-de-esclarecimento-sobre-amamentacao-cruzada_61584.html