06 Estudantes conhecem histórias de sucesso durante 2 Semana de Empreendedorismo do CESUPA

Com uma ampla programação voltada a descobertas e experiências inovadoras, a Coordenação de Extensão (Codex) realizou, entre os dias 03 e 06 de novembro, a II Semana de Empreendedorismo do CESUPA. O evento ocorre durante a Semana Global do Empreendedorismo e conta com o apoio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, por meio da unidade paraense do SEBRAE.
Para a segunda edição da Semana de Empreendedorismo, a Codex resgatou elementos presentes no evento de 2014 e também uma atividade de sucesso realizada em 2013 conhecida como Ponto de Partida.  Nos dois primeiros dias de programação, o Ponto de Partida colocou seis empreendedores, de diferentes ramos, em contato com os estudantes.
Luís Chicani, Thiago Pelaes, Ulisses Sabará, Noélio Sobrinho, Osório Júnior e Juarez Valduga contaram como as empresas benCorp, Clarté, Beraca, Abraspo, Cia Paulista e Villa Valduga, respectivamente, surgiram e como elas ganharam posições importantes no mercado ao passar dos anos. Na conversa, os estudantes puderam conhecer a forma como esses empreendedores enxergaram oportunidades no mercado, além de ouvir opiniões sobre dúvidas nesse sentido.
“Esse é um histórico de vida muito interessante porque, não só motiva os estudantes, mas também porque os ajuda a entender as características empreendedoras”, explica o coordenador de Extensão, Rafael Boulhosa. Ainda de acordo com o coordenador, as atividades da Semana fazem com que os estudantes enxerguem mais a frente, já que o processo para que uma pessoa se torne empreendedora é gradual e não acontece repentinamente.
Durante dois dias, a Semana de Empreendedorismo também ofereceu o Workshop de Inovação em Modelagem de Negócios, ministrada pelo professor Marcos Venícius Araújo. A atividade orientou os estudantes a como transformar as ideias em projetos. O Workshop superou as expectativas de inscritos, o que demonstra o interesse dos estudantes em absorver conhecimentos que resultem na concretização de planos e interesses despertados em sala de aula.
A palestra sobre o empreendedorismo no Vale do Silício, com Camila Nardon e Denis Acatauassu, também levou inúmeros estudantes ao auditório da Unidade José Malcher.  Eles falaram sobre como as inovações tecnológicas podem ser o caminho para o crescimento de muitos profissionais interessados em empreender. Localizado na Califórnia (EUA), o  Vale do Silício se consagrou como berço das principais empresas de tecnologia da informação e computação.
Já no encerramento da II Semana de Empreendedorismo, uma mesa redonda com o tema “Empreender no Pará”, chama a atenção dos estudantes sobre as oportunidades existentes em nosso Estado.  No encontro os participantes do evento terão a chance de conhecer de perto a história de pessoas que apostaram no Pará como berço de seus empreendimentos, conhecendo seus êxitos e dificuldades.
Para o coordenador de Extensão, a realização da Semana acompanha o envolvimento que a Instituição tem com o tema empreendedorismo. “Nos seus primeiros 10 anos de vida, o CESUPA já participava de rodadas sobre empreendedorismo, inserindo princípios de empreendedorismo dentro da nossa grade. Essa semana é o coroamento de uma determinada etapa, em que o CESUPA amadureceu a proposta de ser uma instituição que realmente está disposta a debater, de forma séria, o empreendedorismo”, afirma Rafael Boulhosa.
“A Semana de Empreendedorismo faz parte do que o CESUPA tem de mais importante em seu projeto educacional, que é pensar fora da caixa”, observou o vice-reitor Sérgio Mendes. Para ele, o evento reflete nos estudantes os princípios que nortearam a fundação da Instituição, sendo motivo de agradecimento para o CESUPA.
Clique aqui para ler o original.