Medicina e Bem-estar, conheça o Pedômetro!

Aparelho que mede quanto uma pessoa anda por dia vira moda no mundo corporativo

Um aparelho de nome estranho está se tornando moda entre os executivos. Trata-se do pedômetro, equipamento que marca quantos passos uma pessoa dá por dia. O aparelho é para ser acoplado ao tênis e funciona a cada movimentação da pessoa. Tem um sensor que, toda vez que o indivíduo balança, conta como um passo. O problema é que ele não mede a distância precisa.

A partir da contagem é possível avaliar quanto cada um se movimenta diariamente. Quem contabiliza até três mil passos por dia – o equivalente a 2,1 quilômetros –, por exemplo, é considerado sedentário. Já aqueles que alcançam a casa dos dez mil passos – ou sete quilômetros – têm uma vida ativa.

O medidor começou a ser distribuído pelas empresas aos seus executivos com o objetivo de estimular a prática de atividade física – pesquisas mostram que esses profissionais passam até 70% do tempo de trabalho sentados. Nos últimos seis meses, só a BenCorp, consultoria de benefícios corporativos, distribuiu 400 deles em 80 companhias. “É um incentivo que tem mostrado bons resultados. Muitos se mobilizam para se exercitar, inclusive no trabalho, escolhendo a escada em vez do elevador”, explica a médica Mônica Vieira, diretora da BenCorp.

BenCorp. O executivo Ricardo Mota, diretor de recursos humanos de uma rede de concessionárias em São Paulo, é um bom exemplo de mudança. Há dois meses, quando começou a usar o pedômetro, levou um grande susto. “Vi que era muito sedentário. Foi o start para começar a me mexer. Entrei numa academia e hoje minha média subiu para 13,4 mil passos”, conta. Para ter esse cálculo basta prender o aparelho na altura da coxa ou na cintura.

Lei na íntegra clicando aqui!