Entenda como o PCMSO pode contribuir para o bem-estar do trabalhador

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) visa promover e preservar a saúde de todos os funcionários da empresa, com o foco em qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social do trabalhador. As medidas de controle e recuperação da saúde, são capazes de evitar, principalmente, doenças ligadas ao trabalho, além de aumentar a produtividade na empresa.

Como se dá a elaboração do PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é tratado na Norma Regulamentadora nº 7 – NR 07. De acordo com a regulamentação, sua elaboração e implementação são obrigatórias em todas as empresas que possuem funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A responsabilidade pela elaboração e implementação do PCMSO compete ao empregador, assim como zelar pela sua eficácia, indicar o médico do trabalho incumbido para coordenar o programa e arcar com os ônus e os bônus gerados pela prestação de serviços.

Pelo PCMSO, é estabelecido a realização de exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, buscando prevenir, identificar possíveis riscos, observar e evitar processos judiciais, relacionados às doenças ocupacionais.

Pelo programa é possível constatar casos de doenças ou danos irreversíveis causados por riscos de trabalho, permitindo a empresa realizar mudanças para promover uma segurança efetiva, além do acompanhamento pelos exames, para checar se as medidas têm sido eficientes ou não.

ocupacional-2

PCMSO e PPRA são a mesma coisa?

Não são. O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é regulamentado pela NR 09 e visa a investigação de riscos no ambiente de trabalho, elaborando propostas para o controle. Já o PCMSO, regido pela NR 07, trata dos riscos não eliminados pela PPRA, protege a saúde e mantém o seu controle. Os dois devem atuar em conjunto na empresa para a segurança de cada funcionário.

Para cada programa é emitido um documento único e personalizado, elaborado por  profissionais competentes.

O PCMSO, a segurança e a produtividade

O PCMSO coloca a saúde do funcionário em primeiro lugar, juntamente com todos os envolvidos na empresa. O foco estratégico no mapeamento precoce é essencial para promover medidas preventivas que visam o bem-estar em tempo integral, e compõe um item indispensável para a segurança de cada colaborador e para a produtividade ideal para a empresa.