Planejamento pessoal para conquistar seus objetivos em 2019

Uma reflexão sobre o passado, para planejar e acertar no futuro!

Todo início de ano é natural surgirem em nossa mente aqueles desejos, sonhos, metas que gostaríamos de ter realizado no ano anterior. Às vezes todos estes planos se confundem com tantas outras coisas que preenchem e ocupam nossa vida todos os dias. Estar alinhado e focado com seus próprios objetivos é algo complicado para quem não sabe como se organizar e direcionar seus esforços para a realização.

Mas, como direcionar sua energia para o que realmente importa?

Conhecendo a si mesmo

Nesse momento é crucial você realizar um exercício de autoconhecimento para saber quais áreas da sua vida podem estar necessitando de maior atenção. Querer atingir um resultado, como por exemplo, uma promoção no trabalho, comprar a casa própria, conquistar um novo emprego, escrever um livro, conquistar um amor, enfim, qualquer que seja a meta, você precisa trabalhar algumas habilidades para potencializar o alcance desse resultado. Portanto, é importante que tire uns minutos para sua “autognose”, que nada mais é que uma análise sobre seu estado atual em diferentes áreas da vida.

Exercício 1

Na imagem abaixo (esquerda) você está vendo a RODA DA VIDA que está separado por 4 grandes áreas da vida e que englobam os pilares da nossa existência. O desafio deste exercício é que você pontue cada pilar de 0 a 10, sendo que 0 você está completamente insatisfeito, e 10 você está totalmente satisfeito.

Vamos começar? Você pode imprimir e marcar à caneta cada pilar com a pontuação que você entende que representa o seu momento atual de vida. Ao fim, você terá uma imagem similar à coluna da direita.

Agora que você já fez suas marcações, chegou a hora da análise. As áreas que obtiveram melhor pontuação, são as áreas que em teoria você se sente realizado, são as áreas que você precisa preservar e manter em estado elevado. Agora, aquelas que estão com baixo desempenho requerem maior atenção. Nestas você precisa se debruçar e entender o por quê da pontuação baixa e se preparar para tomar decisões que irão mudar esta situação.

Por exemplo: se você pontuou baixo em Recursos Financeiros, significa que suas contas podem estar fora do eixo, portanto você pode procurar um especialista em finanças para te orientar como retomar o equilíbrio financeiro. Agora imagine que pontuou baixo em Saúde e Disposição, você pode estar acima do peso ideal ou insatisfeito com a sua condição física, se for o caso pode começar realizando caminhadas curtas em seu horário de intervalo, iniciar uma dieta ou ainda procurar um médico para orientações específicas para o seu caso.

Reconhecendo pontos fortes e pontos fracos

O planejamento pessoal é um caminho para quem quer realizar seus objetivos. Mas, para tal, é importante que você esteja consciente da sua atual condição, para entender quais serão as habilidades que você precisa melhorar para atingir qualquer objetivo. Através do exercício anterior você já tem um caminho para começar a definir as metas do ano ou, minimamente, trabalhar todos os pontos que requerem atenção para manter você na direção do seus objetivos durante o ano.

Nem sempre sozinhos conseguimos a orientação adequada para lidar com questões internas e pessoais, por isso, caso você sinta que não sabe por onde começar procure ajuda de um especialista.

Definindo suas metas

Um dos grandes segredos para que suas metas sejam atingidas é pensar em metas que possam ser alcançáveis dentro de uma prazo específico. Algumas das nossas frustrações vêm de metas nunca atingidas porque queremos alcançar alguns resultados em prazos irreais e quando isso não acontece, a decepção acontece e o pior que pode ainda causar outros sentimentos, como incapacidade, autodestruição e outras.

Por exemplo, se você se sente desconfortável porque está acima do peso e cria a meta de perder todo o peso que precisa em um mês, ou seja, uma meta alta em um prazo extremamente curto, isto significa que a possibilidade de fracassar e desistir é muito alta.

Exercício 2

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 59,6% das famílias brasileiras estão endividadas, este resultado mostra o quanto o brasileiro não está acostumado e familiarizado com o próprio planejamento financeiro. A nossa relação com o dinheiro está muito conectada com o nosso bem-estar, portanto, não ter uma vida financeira saudável pode influir diretamente no nosso ânimo e disposição.

É comum no início do ano colocarmos diversas metas que envolvem conquistas de bens ou novas experiências, como: comprar um carro, fazer uma viagem, comprar uma casa, etc. Todas estas conquistas envolvem dinheiro e se você quer realizar estes sonhos, precisará estar com tudo em dia. Nós vamos deixar aqui embaixo duas planilhas simples que irão colaborar com o mapeamento dos seus gastos, assim você irá conseguir atingir seus objetivos e visualizar para onde estão indo seus gastos mais facilmente.

De olho no foco

Para superar suas próprias expectativas neste ano de 2019 a palavra de ordem é: FOCO.

Manter-se motivado constantemente só é possível quando você percebe que está indo na direção exata do seu objetivo. Portanto, mantenha-se sempre focado no seu objetivo seja ele qual for. Cole na sua parede as suas metas ou um local visível, planeje-se mês a mês, assim você conseguirá estar mais conectado com seus objetivos e acompanhando sua própria evolução.

Esperamos ter colaborado com seu planejamento pessoal e desejamos um 2019 de realizações para você!

Serviço:

 

A BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promovendo bem-estar aos colaboradores e reduzindo custos com saúde para empresas.

Entre em contato:

 

11 3149-4444