Conheça mais sobre Saúde Ocupacional

O conceito de Saúde Ocupacional se iniciou no período pós-guerra, com a produção industrial em larga escala e com o surgimento de novos processos fabris, que levaram ao aumento de doenças e acidentes de trabalho. É um setor específico, voltado exclusivamente para a saúde do trabalhador. Seus objetivos são a prevenção de doenças e demais problemas que possam ocorrer no ambiente de trabalho, para proporcionar bem-estar para os funcionários.

Para todas as empresas

Toda empresa, sem exceção, precisa estar alinhada à Saúde Ocupacional, ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho (SESMT), mantendo o foco na segurança e saúde do trabalhador. O Ministério do Trabalho é o responsável pela fiscalização e pelas regras estabelecidas da NR07, que prezam pela qualidade de vida do trabalhador.

Funções da Saúde Ocupacional

O setor de Saúde Ocupacional cuida dos exames para admissão e demissão dos funcionários da empresa, garantindo que eles não correm riscos durante suas atividades, e oferece diversas ações para a prevenção de doenças, tais como: aulas de alongamento, fisioterapeutas, psicólogos, além campanhas de vacinações, exames regulares, para a detecção precoce de doenças. Essas medidas possibilitam a realização das atividades no ambiente de trabalho com mais tranquilidade e garantia de bem-estar social.

E para a empresa?

Ao oferecer um ambiente sadio e que preserva o bem-estar físico, mental e social de seus funcionários, a realização das tarefas no trabalho são muito melhores. O profissional se sente mais seguro e, consequentemente, mais motivado, o que otimiza a sua produtividade dentro da empresa, já que não há nenhum problema ambiental que possa comprometer a sua capacidade de trabalho.

imagem de saúde ocupacional

Impulsionar ações de saúde ocupacional transparece cuidado com o funcionário. É uma ação recíproca, considerando que a empresa zela pelo bem-estar do trabalhador e ele, por sua vez, apto para exercer o seu cargo, realiza o trabalho com motivação e com maior rendimento durante a sua jornada.

Saúde Ocupacional: o conceito ideal para empresas e funcionários.